Brasão
União das Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
Edital
Brasão, Bandeira e Selo Branco
Jorge Nuno Vieira Silva Ribeiro, Presidente da União de Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, do Município de Vila Franca de Xira:
Torna pública a Ordenação Heráldica do Brasão, bandeira e selo branco da União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, tendo em conta o parecer emitido em 15 de maio de 2014, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e que foi aprovada, sob proposta desta junta de freguesia, em sessão de Assembleia de Freguesia de 19 de dezembro de 2014.
Brasão: Campo vermelho, tendo em chefe: Leão de ouro, armado e lampassado de azul, carregado de três faixas, cada uma furada com seis peças de ouro (Valente) a representar Dom Vicente Afonso Valente, Cónego da Sé de Lisboa, que instituiu por testamento, datado de 1336 o “Morgado da Póvoa”, nomeando para seu administrador seu irmão, Lourenço Afonso Valente, avô de Martim Afonso Valente, cavaleiro que se cobriu de glória na batalha de Aljubarrota, juntamente com o seu filho Aires Valente e o grupo que os acompanhava, sendo referenciados como os Valentes da Póvoa. Martim Afonso Valente, companheiro do Mestre de Avis, integrou o conjunto de fidalgos no decisivo lance da morte do conde Andeiro, chegando a Alcaide-Mor de Lisboa.
As faixas furadas com seis peças de ouro, presume-se que representem os ferimentos recebidos por um antepassado desta família, que morreu na batalha de Ourique.
Em contrachefe: O pano da muralha, “Vauban” com uma guarita nos flancos, evoca as seis fortificações militares das Linhas Defensivas de Torres Vedras, existentes na freguesia.
As três faixas ondeadas de prata e as duas de azul, representam o rio Tejo, marcando a forte ligação entre o rio e a população, na sua origem de pescadores e marítimos que desde tempos remotos tiveram com atividade principal a pesca, a extração do sal e os transportes. Mais de cinco séculos de atividade salineira é um património que deve perdurar na nossa memória.
Bandeira: O amarelo da cor da bandeira, lembra-nos os campos de trigo e o azeite, riqueza destas terras, e o vermelho representa um povo que sempre lutou, trabalhando na agricultura ou nas fábricas que em muito contribuíram para o desenvolvimento desta freguesia.
Selo: nos termos do Artº 18º da Lei 53/91, com a legenda “União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa”.
19 de dezembro de 2014, – O Presidente da Junta, Jorge Nuno Vieira Silva Ribeiro